Louis van Gaal

Louis van Gaal, técnico do Bayern Munique que jogará a final da Liga dos Campeõpes 2009/10 contra a Inter de Milão.

Louis van Gaal iniciou sua carreira como técnico no Ajax, em 1991. Logo de cara foi campeão da Copa UEFA 1991/92. Mas foi só na temporada 1994/95 que ele ficou famoso ao formar um jovem e impressionante time no Ajax, que passou a temporada inteira invicto e venceu o Campeonato Holandês, a Copa da Holanda e a Liga dos Campeões (e tornou-se a base da seleção holandesa pelos próximos anos).

Quando trocou o Ajax pelo Barcelona em 1997 van Gaal era o maior técnico do mundo e teve total liberdade para montar o time como quisesse. Com as novas regras trabalhistas na União Européia, montou uma das primeiras equipes em que era raro encontrar um jogador local. Talvez isso tenha ferido o orgulho catalão do Barça, mas foi a falta de um título internacional que motivou sua demissão após duas temporadas (e um bi-campeonato espanhol).

Logo em seguida (ainda no ano 2000), foi convidado para dirigir a seleção holandesa nas eliminatórias para Copa do Mundo de 2002. Foi quando enfrentou seu maior fracasso, não conseguindo classificar seu país para o Mundial.

Famoso por sua auto-confiança (eufemismo para arrogância) van Gaal nunca se considerou nada menos do que o melhor do mundo em sua função. Mas após o choque do fracasso (e de uma apagada 2ª passagem pelo Barcelona em 2003) parecia estar ensaiando uma aposentadoria precoce ao tornar-se dirigente do Ajax. Mas logo seu ego falou mais alto e entrou em conflito com seus pares, o que culminou em sua demissão.

Para surpresa de todos, voltou ao cargo de técnico em 2005, aceitando dirigir o pequeno AZ, da Holanda. Durante os anos seguintes ficou fora dos noticiários internacionais e acabou quase esquecido, até que, na temporada 2008/09, fez o improvável: foi campeão holandês, quebrando um combo de vitórias dos grandes Ajax/PSV/Feyenord que venceram todos os campeonatos holandeses desde a temporada 1980/81 (quando, veja você, o próprio AZ havia sido campeão holandês pela primeira vez em sua história).

Van Gaal voltou ao centro das atenções e, em 2009,  foi convidado a dirigir o Bayern de Munique e retomar a trajetória de sucesso do time da Baviera.

_______________________________________________

O Bayern trouxe o holandês Robben (em baixa após ter sido dispensado pelo Real Madrid) que veio formar um dos melhores meio de campo do mundo ao lado do francês Ribéry.

Juntos, Robben e Ribéry têm feito uma temporada extraordinária, mas provavelmente não estarão juntos na final da Liga dos Campeões contra a Inter de Milão pois Ribéry levou um cartão vermelho na semi-final contra o Lyon. O Bayern apelou à corte arbitral da UEFA, mas dificilmente terá a pena do francês suspensa.

Ribéry, expulso na semi-final, deve ficar de fora da final em Madrid. Robben é a grande esperança do Bayern.

Mas não é a presença de nenhum jogador do Bayern que tira o sono do técnico da Inter de Milão, José Mourinho, é seu antigo conhecido, van Gaal, com quem trabalhou no Barcelona.

Questionado sobre a possibilidade de enfrentar van Gaal na final, Mourinho disse apenas: “O conheço, o respeito e o temo”.

Louis van Gaal

Uma resposta para “Louis van Gaal

  1. Pingback: Copa do Mundo 2014: Dia 24 | Cadernos da Bola

Deixe um comentário